Iogurte Caseiro

2 03 2007

Essa receita eu aprendi com a Elaine no feriado de carnaval. Não sou um ávido consumidor de leite, mas adoro iogurte, então é perfeita pra mim (ou para quem tem crianças em casa). É fácil, barata e tem pouca chance de erro.

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral, em caixinha
  • 1 copo (200g) de iogurte natural
  • Açúcar, pra adoçar
  • Algo pra dar sabor. Quik de morango, Tang de frutas, suco concentrado ou afins.

Preparo

Ferva o leite por cerca de dois minutos (cuidado pra não derramar!) e desligue o fogo. Espere amornar (cerca de 40 graus, se tiver um termômetro culinário em casa) e transfira para um outro recipiente. Eu aproveito esse passo para coar o leite e retirar a nata, que fica desagradável (meio “borrachenta”) no iogurte pronto. Adicione ao leite todo o copo de iogurte natural e mexa bem. Tampe e deixe descansar, fora da geladeira, por cerca de seis horas. Eu costumo começar o preparo de noite, e termino na manhã seguinte.

Seis horas depois… o que deve estar na panela é um litro de iogurte, com consistência cremosa. Pode haver um poquinho de soro acumulado na superfície do leite, retire-o com uma colher (entretanto, isso não acontece aqui em casa). Se o que estiver na panela for algo que lembra creme de leite misturado com o soro, o leite estava quente demais quando você misturou o iogurte. Nesse caso jogue fora e recomece.

Se você quiser só iogurte natural, já está pronto. Eu prefiro “sabores” então costumo adicionar ao iogurte um envelope de Tang de frutas. Sabores tradicionais, como Goiaba e Morango, ficam muito bons, mas até mesmo Tangerina fica gostoso. Claro, você pode trocar isso pelo sabor que quiser (Iogurte de Chocolate? Tá valendo). Para adoçar, adiciono duas colheres (de sopa) de açúcar. Mexa tudo até dissolver completamente o Tang e pronto!

Eu guardo meu iogurte na geladeira, em uma garrafa de 1 litro daquelas onde vem iogurte “comercial”. Não sei a validade exata, mas estimo que uns… três dias. De qualquer forma, aqui em casa sempre acaba antes.

Se tiverem idéias para melhorar a receita, contribuam nos comentários. Este é um “OpenDrink”, e estou caçando idéias para futuras bebidas.

Actions

Information

85 responses

2 03 2007
Leonardo Boiko

Eu nunca fervo o leite, apenas amorno (leite de caixinha já vem pasteurizado; só leite de vaca precisa ser fervido, mas vocês da cidade não tomam isso =) ). Para melhores resultados coloque para descansar num recipiente opaco, coberto por um pano, num lugar quente (as bactérias gostam de sossego e calor). Você pode deixar mais tempo, também, para consistência; eu costumo deixar umas doze horas, até ele não se mexer quando você balança a jarra.

A “validade” também é bem maior que isso, tipo uma semana ou mais na geladeira. Na verdade, o que vai acontecer é que as bichinhas vão continuar iogurtando o leite (ou seja, consumindo lactose e produzindo ácido lático), tornando-o cada vez mais consistente e azedo — mas ainda comestível. De forma geral você pode consumir enquanto o gosto estiver de seu agrado.

Ah, e como qualquer coisa de beber, fica muuito melhor sem açúcar. Sugar is for the weak.

2 03 2007
Leonardo Boiko

Ei, peraí, açúcar eu até perdôo (pros outros: na minha bebida, nunca), mas agora é que fui prestar atenção: você coloca Tang no iogurte? Tang? TANG?!?!11???///

Pare de fazer isso agora mesmo! Vá na feira e compre uns morangos, umas goiabas, tangerinas, bananas… Aí bote o iogurte no liquidificador, jogue a fruta de sua preferência e bata. Infinitamente melhor que ácido cítrico em pó com corante.

2 03 2007
Milhouse Blog » Archive » Receita de mestre

[...] no blog do Rigues, como fazer iorgute. Pegue a receita e vamos alegrar a criança que existe em [...]

2 03 2007
Rafael Rigues

Boiko, era o que eu tinha à mão para experimentar. Hoje vou passar no supermercado e ver se encontro morangos pra fazer a versão mais natural da coisa :P

E eu até bateria frutas no liquidificador… se tivesse um. E agora posso até ouvir a voz da Elaine dizendo: “Rafa, cê precisa de um liquidificador…”.

2 03 2007
Ademar

Eu também sou fã de fazer iogurte em casa, mas nunca fervo o leite. Se você utilizar leite integral pasteurizado de caixinha (quase que a única opção nos supermercados), pode misturar o iogurte natural direto no leite em temperatura ambiente (25-35C) que funciona.

Eu faço isso constantemente. Uma caixa de leite, um pote de iogurte natural, uma noite descansando e pronto. Ah, só deve funcionar se estiver no verão, nunca tentei fazer no inverno.

6 09 2009
Ronaldo

Para resolver a questão do inverno, coloco em um isopor….fica da hora!

3 03 2007
Leonardo Boiko

no inverno é só deixar mais tempo.

você acha liqui baratinho se procurar bem :D

3 03 2007
Rafael Rigues

Nem é questão do preço, é de não me importar muito com um mesmo :P. Mas no fim das contas, vou acabar comprando.

5 03 2007
Elaine

Rafa, você PRECISA de um liquidificador!

Compre um liquidificador, compre um liquidificador, sua cozinha merece um liquidificador… (audio de comercial do Baton da Garoto)

18 03 2007
ana carolina tanaka

oi adorei a receita vou fze-la agora se ficar boa te conto pois sou uma negaçao pra fazer receitas. xau um abraço

19 03 2007
Scheila

Ow, se fizer na versão light também funciona?? (leite desnatado, iogurte light…)

24 03 2007
Rafael Rigues

Scheila, com leite desnatado não funciona. E acredito que com iogurte light também não. Quanto mais “simples” for o iogurte natural (olhe o rótulo: quanto menos espessantes, gomas, gelatinas, estabilizantes e conservantes tiver, melhor), maiores as chances de dar certo.

3 04 2007
zuma

faço iogurte com leite semidesnatado e fica blz

15 04 2007
Jane

Faço iogurte com leite tipo c mesmo porque tenho mais facilidade de encontrar. Fervo 1 litro, quando esfria tiro a nata e adiciono 4 colheres de leite desnatado e 1 pote de iogurte natural. Ponho num deposito em um isopor e é só esperar de 6 a 8 horas. Bato com ameixa ou mel. Gostaria de fazer com outras frutas, mas fico com medo da validade diminuir. Alguém tem alguma idéia?

16 04 2007
Eliza Muniz

SOCORROOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estou com uma dúvida !
Que tipo de de recipiente posso usar para fazer o IOGURTE ??????
Bojos

24 04 2007
manuh

comprem um iogurteira é mais fácil.. ela já “esquenta” na medida certa.. fica super bom!

9 05 2007
dani

adorei a receita,mas gosto mesmo e de iogurt de chocolate,como faço?

21 05 2007
marcelle

Sempre faço iogurte em casa e ultimanente tem ficado com muito soro, aonde devo esta errado ? abraços

1 06 2007
vanessa

amei sua receita ,vou faze-la espero que dê certo um beijão

12 06 2007
Adriana

Tem uma iogurteira da marca Fun kitchen no site da http://www.shoptime.com que não custa muito caro como a da top therm. Eu comprei e estou fazendo o teste hoje com gelatina de morango.

12 06 2007
Adriana

Tem outra coisa q fiz essa semana e ficou ótimo !!! Coloque 3 potes de iogurte dentro do suporte para coar café (melita) com o coador de papel, como se fosse coar café. Deixe por +/- 10h. Todo o soro vai escorrer ( importante: não gruda no coador ) e vai ficar uma pastinha (coalhada seca) aí…..só usar a criatividade. Eu fiz um strogonoff maravilhoso, mas vc pode temperar essa pasta com tomate seco, cebolinha, alho, azeitonas, azeite, sazón, etc.. (o q vc preferir ) e fica um maravilhoso e saudável patê. Pode ser doce tb. confira nesse site: http://www.cienciadoleite.com.br/bousincaseiro.htm

Vale apena e é gostoso e muito saudável!!!!!!

Bjssss

13 06 2007
flavia suzana

obrigado estava precisando desse iorgute natural

13 06 2007
Adriana

Marcelle,
eu acho q é a qualidade do leite, vale a pena comprar um leite melhorzinho pra fazer iogurte, pois é mais puro, quanto mais puro, menas água.

Bjsss

25 07 2007
Clara

O meu iogurte feito em casa fica sempre aguado! Como faço para ficar cremoso?

Ouvi dizer que existem gelificantes como o agar-agar que deixam com consistência cremosa, mas não sei quais são nem onde comprar!

Abraços

14 08 2007
Luciana

Acabei de fazer o meu iogurte com mamão… nossa! Ficou uma delicia! Ontem fiz um patê de atum com iugorte.. e não é q a parada ficou boa?!?!?!?!? Adeus maionese!!!!

Adorei as dicas do blog!
Bju galera!

16 08 2007
Ellen

Estou fazendo a receita pela primeira vez. Após 6 horas o que estava na panela era apenas o leite bem ralo com pedacinhos de nata (não a retirei antes).Mexi novamente e resolvi deixar por mais tempo e agora ( 8 horas depois) a textura está começando a ficar parecidoa com iogurte ou qualhada.
O tempo pode variar assim?Ou realmente não deu certo?

13 10 2007
Paula

Caramba eu fiz mas só ficou legal mesmo no 2° dia , ai sim ficou cremoso.
Beijos e obrigada pela receita

22 10 2007
Catarina

Olá,

Eu adorei a dica do tang. Fiz e ficou MARAVILHOSO!!!

Mas quero compartilhar uma coisa. Fiz o iogurte apenas com leite em pó e ficou parecendo um pudim, como a gente vê na televisão no comercial da TopTherm.

Coloquei 700 ml de água e 13 colheres da de sopa de leite molico + o iogurte natural.

Depois de pronto bate no mixer o iogurte (que ficou quase sem soro e mais consistente que o iogurte industrializado) e o tang laranja com cenoura.

FICOU IGUAL AO INDUSTRIALIZADO. A diferença é que ficou igual a iogurte líquido de beber.

Espero que gostem.

25 10 2007
Myrian Cruz

Estou preparando meu iogurte. Amornei o leite semidesnatado e juntei o potinho de iogurte light. Minha proposta é usar morangos. Adorei todas as dicas. Embora o morango seja uma fruta “comprometida” com os agrotóxicos, me espanta fazer iogurte caseiro e juntar tang! Espero acertar.

26 12 2007
Juliana Szabluk

Ganhei a iogurteira fun kitchen de natal e vim conferir receitas, já que o manual é um tanto quanto confuso, mas aqui parece não haver uma unanimidade quanto aos lights e integrais.

Quero fazer meu iogurte, pois acho um abuso o preço do iogurte light/diet no supermercado. Se for pra fazer integral, não tem muito sentido. Entendo que o desnatado fique aguado, mas e o leite semi-desnatado?

Li em um fórum que, se você adicionar ao leite semi-desnatado 3 colheres de leite em pó, fica bem consistente. É verdade?. Ah, e o iogurte que coloco junto, precisa mesmo ser normal? Alguém já tentou adicionar ao leite outro iogurte na hora de fazer, que não o natural?

Concordo com o Boiko lá em cima. Tomar iogurte é opção de saúde, colocar tang é muita contradição pro meu coraçãozinho… eheheh. Rigues, eu tenho liquidificador, mas não uso, porque transforma tudo em papa. Geralmente opto pelo mais artesanal ainda: minhas mãos. Use um garfo ou uma colher pra amassar os morangos. Aposto que ficará melhor ainda, pois não perderá os pedacinhos tãããão gostosinhos :D

Abraços a todos e boa sorte nas receitas!

7 01 2008
viviane

olá meninas eu fiz o iogurte em casa mais não sei se ta certo na 1º vez q fiz saiu otimo igual esses de garrafa,mais agora ta muito grosso meio babado é assim mesmo?
fiz com 1 litro de leite integral +1 copo de iogurte natural integral.
ta gostoso mais pela consistencia nao sei se ta normal.
obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!![:)]

14 01 2008
Leonardo

é o fim

13 02 2008
Eliza

Oi, ganhei uma iogurteira da fun kitchen e perdi o manual, alguem pode me explicar como faço o iogurte nela?

14 02 2008
Gabi

Olá Eliza!!! No site do shoptime, procure pela yogurteira fun kitchen, lá tem o manual de instruções em pdf, vc pode baixar. Espero ter ajudado.

18 02 2008
ana graziela

nossa amei sua receita,acho que fazer com frutas é maravilhoso,mais com suquinho também é legal,principalmente nesse mundo em que vivemos e não temos tempo de ir no mercado, além do que, suco de pacotinho fica mais barato e tem mais porcentagem de dar certo,e aliás comentarios para ajudar acredito serem bem vindos,mais essa galera que responde pra lembrar que não tem liquidificador em casa é o fimmmmmmmmmmmmmm…beijos e muito obrigada pela boa vontade de nos dar o prazer de suas receitas…

20 02 2008
ROSE.LILAS

Obrigada , pela receita.Minha irmã havia passado uma, mas não anotei e tinha dúvidas.Achei a sua e foi showwww.Na segunda vez, troquei o suco por gelatina dietética ( 1 pacotinho de qq sabor dissolvido em 100ml de água), misturei ao iorgute já pronto. Depois de 1 hora na geladeira ,pode ser consumido. Esse é meu truque para segurar a fome e ter um lanche saudável.Um abraço a vc e a todos que passaram por aqui!

3 03 2008
Carlinhos

Ahh a receita é ótima!
Só que ao invés de adicionar sabores artificiais eu costumo acrescentar ameixas secas ao iogurte, sejam batidas junto o iogurte no liquidificador, seja elas picadas e misturadas simplesmente a ele1
fika uma delícia!!!

5 03 2008
Jéssy

Ameiiiiii!

Só qe qro fazer com leite desnatado.

=D

26 03 2008
ADRIANA

GOSTARIA DE CONTRIBUIR FAZER IOGURTE DESNATADO E SO COLOCAR 2 POTES DE IOGURTE NATURAL EM 1 LITRO DE LEITE DESNATADO OU COLOCAR LEITE EM PO DESNATADO FICA OTIMO;

28 03 2008
Jussara

FIZ O IOGURTE, FICOU COM A MESMA APARÊNCIA DO NATURAL,PORÉM QUANDO MISTUREI O AÇUCAR E OS MORANGOS FICOU MUITO AGUADO E OS MORANGOS EM FRUTA DEIXOU UM SABOR RUIM,NÃO FICOU BOM. QUERIA SABER QUANDO MISTURO O AÇUCAR E SE DEIXA MOLE O IOGURTE O MESMO COM FRUTAS.

22 04 2008
veronica

sempre que faço essa receita fica aguada. Aqueço o leite e coloco o iogute e guardo no forno. Porque será?

15 06 2008
simone

Olá..li todos os comentarios e notei que as receitas e quantidades e temperatura variam muito.
Eu ja fiz varias vezes e uso 2 litros de leite e um pote de iogurte natural.
O leite de cx não prescisa ferver basta aquecelo a uma temperatura de 45 graus ou seja uma temperatura que vc aguente sobre a pele, e mantem-se essa temperatura por 4 horas ou mais sem mexer por que se não vai soltar o soro do iogurte e então põe-se na geladeira.
Dai é que ta…..o que descobri que pra mim é melhor…eu faço a dessoração que é tirar o soro em um pano ou penera , depois é só misturar açúcar e sabor.
Eu cheguei a conclusão que dessorando o iogurte, quando misturado a frutas ele não fica aguado.
Espero ter ajudado
Abraços

23 06 2008
Cibele

A receita mais simples que conheço e que dá certo.

3 litros de leite de caixinha (desnatado se a pessoa quiser menos calorias)
1 pote de iogurte (desnatado se o leite escolhido for desnatado)
Leve o leite para aquecer, mas não ferver, na dúvida, coloque a ponta de uma colher por 2 ou 3 segundos e verifique se ficou quente, um pouco mais q suportável pela pele.
Coloque numa tigela de vidro e acrescente o iogurte, misture lentamente e bem, deixando homogênea a mistura. Coloque uma tampa e embrulhe numa toalha de mesa, e depois com um cobertorzinho.
Deixe da noite para o dia. De manhã, coloque na geladeira por mais umas 4 ou 5 horas para o soro separar bem do iogurte e retire com uma colher o que ficar por cima.

23 06 2008
rogerio

oi td bem?
gostei do seu blog ainda pouco havia comprado um iogurte
na rua e deu na telha de fazer em casa mesmo…
ai vc sabe né…internet>google>como fazer iogurte> blog do rigues
muito boa a receita vou tentar fazer em casa…visita o meu blog que daqui a alguns dias eu vou colocar uma receita bem pratica de banana pra levantar o humor …ah! e eu vou colocar essa receita sua la no meu blog
caso não goste me contata que eu retiro…
ok?
fui

11 07 2008
Adriana

Eu tenho aquela bacteria que faz o iogurte, fica perfeito…

16 07 2008
ivanilda

ola pessoal ! podem fazer o iogurte com o leite desnatado fica uma delicia ja faz uns 3 anos q fasso este iogurte em casa e as crianças adoram . eu uso tang ou frutas ficadeliciosa . ah outra coisa se vc adcionar um potinho desse iogurte pra fazer o pao ou bolo , meninas fica super fofo . sabe eu apendi a fazer sozinha varias receitas com esse iogurte . espero q vcs gostem tbm . bjs pra tds e se deliciem com esse iogurte . fiquem com DEUS

16 07 2008
vanuza

amei sua receita tinha tentando fazer com iorgute e leite desnatado ficou ruim aguado parece que tinha azedado

22 07 2008
ana

olá pessoal! vou testar as várias receitas deste blog. espero que dê certo. Minha dúvida é: posso usar novamente o iogurte que eu fizer para reproduzir a receita ou tenho que ter o iogurte natural comprado pra começar tudo de novo?
abraços.

27 07 2008
marlena bourguignon

tenho a iogurteira do shop time.Faço este iogurte e dá certinho.Hummmmmmm, uma delícia

29 07 2008
fábia

depois que faço o iogurte ponho sobre uma peneira forrada com um pano fininho,por duas horas na geladeira para escorrer o soro e ficar um pouco mais firme,fica ótimo com geleia de morango caseira.

7 08 2008
Nathália

olaaa…tenho enxaqueca e minha medica me ordenou a abandonar os produtos industrializados, entaum preciso usar tudo praticamente “in natura” axei super interessante a receita do iogurt, vou fazer e se obtiver resultados no tratamento da bendita…mando noticias…pra tentar ajudar outros sofredores como euuu…abraçooooo!!!

13 08 2008
Pattricia

Olá!
Eu tenho as bactérias que fazem o iogurte, porem fica muito ácido e aguado.
Alguém poderia me dizer como faço para que ñ fique assim…

Obrigada

7 09 2008
angela

muito bom…mas prefiro sem tang. coloco frutas!

20 09 2008
Fatima Graça

Aprendi bastante…agora vou tentar fazer…eu tenho uma iogurteira! Xau

9 10 2008
alice

oi! ultimamnete tenho feito iogurte e ele não tem ficado cremoso! nem sequer talhou! onde errei?

23 10 2008
Marco Antonio

Seguinte: Quem tem uma centrifuga, experimenta ralar uma cenoura, ahi pega o bagaço da cenoura, umideçe com um pouco do suco extraido da cenoura, adiciona no iogurte e adoça com mel. Quem quiser um iogurte mais encorpado adiciona leite em pó, ahi vai do gosto uma vez coloca somente uma colher, ahi vai aumentando nas seguintes, com certeza vc acha o ponto certo pra vc. Agora uma coisa eh certa Iogurte+cenoura+mel eh demais bate qualquer sabor.

15 11 2008
amanda

gostei da receita …..parabens mando uma dica legalgosto de colocar o no leite morno o iogurte e no dia seguinte faco uma gelatina com apenas meia xicara de agua e bato no liquidificador huuuuuuuuuuuuuuuu…..fica muito bom

16 01 2009
Denise

Depois que fizer a primeira vez, ‘e uma boa ideia guardar em um potinho separado, o suficiente pra fazer seu iogurte de novo, sem precisar comprar o potinho indstrializado, so precisa comprar leite! Da ate pra congelar pra quando vc resolver fazer de novo, so nao fica bom pra comer o congelado, mas funciona pra fazer mais! Eu gosto de misturar o iogurte natural depois de pronto com uma colher de mel, banana picada e um pouco de aveia por cima….. show!!!

21 01 2009
maria aparecida

tenho uma iogutterira muito antga, sua marca émagigurte. como há muito não faço iogurte esqueci as receitas alguém sabe e pode me ajudar? obrigada cidinha

27 01 2009
Marcos

faço iogurte em casa: 1 litro de leite + 1 colher de iogurte qualquer. Fervo o leite espero amornar mas não muito. Numa vazilha misturo o leite com o iogurte depois deixo dentro de uma caixa de izupor (ou isupor?) por uma noite. Aí no outro dia, delici-me com meu cremoso iogurte que costumo adoçar (sem misturar, só jogo por cima) com açúcar mascavo. É uma delícia!! NÃO GASTEM DINHEIRO COM IOGURTEIRAS!!!!!!

12 02 2009
Engenheiro Alimentar

Acho notável terem passado esta receita para aqui. A verdade é que fazer iogurte é das coisas mais simples à face da terra. O iogurte é resultado de uma fermentação do leite por lactobacilos. Todo o iogurte natural tem essas bacterias, mesmo a baixas temperaturas, no frigorifico elas não morrer, então para se ter iogurte a vida toda em casa é só preciso um potinho para fazer o primeiro e aí ir sempre renovando. A temperatura é muito variada, o que facilita a receita. Os lactobacilos desenvolvem-se a temperaturas de 35º-45º.
Quem tiver problemas em manter estas temperaturas, aconselho vivamente a usar uma estufa electrica(iogurteira) ou mais simples que isso usar um “termo”, dakeles para manter o calor da comida durante as viagens. A reita é mesmo esta, um litro de leite(seja ele qual for) e um copo de iogurte natural. Muitas das vezes sai bastante soro, isto acontece, porque o leite tem água e água é sempre água, porém, se queremos um iogurte mais consistente, podemos acrescentar duas a três colheres de leite em pó, que vai aumentar a concentração de lactose(alimento para os lactobacilos). Quanto ao tempo, as 8 horas é para quem consegue manter a temperatura, mas como regra geral não uso estufa deixo de 12 a 16. Fica óptimo, consistente e com pouco soro. Se usarmos iogurtes com bifidos activos também vai dar, pois a bacteria que vai fazer a fermentação é o “bifidos activos” e por isso o iogurte que vai sair vai ser um iogurte com esse tipo de bacterias. Mais uma vez relembro que só precisamos de um iogurte natura para fazer o primeiro quilo de iogurte, apartir dai é aproveitar o iogurte já feito para fazer mais. Espero ter ajudado

12 02 2009
Engenheiro Alimentar

Acrescento ainda, que não é necessário escaldar o leite, mas sim apenas akece-lo a um temperatura suportável pela pele. O leite das caixas é um leite UHT(ultra pasteurizado) e por isso não há mesmo necessidade de ferve-lo até porque ao fazer isto corre-se o risco de misturar o iogurte no leite a uma temperatura superior aos 45º e assim destruir os lactobacilos. A mistura da fruta deve ser feita depois do iogurte estar feito, pois há frutas que por si só já são ácidas e iriam estragar o processo, depois de estar feito, aí sim podem misturar o que quiserem conforme seja com fins mais lights ou não.

20 03 2009
augusto hirtz

Não consigo entender se este iogurte que se faz em casa é como se tivesemos os “bichinhos” que produzem o iogurte. Após o tempo de preparo do iogurte caseiro se acrescentar leite terei mais iogurte? Assim que se obtém os lactobacilos vivos?

31 03 2009
KAROL

Vou fazer agora…….tomara que dê certo!!!!! Obrigada pela receita..bjos

2 06 2009
Edson

Lí todos os comentários e tenho uma nova sugestão: tenho o hábito de ferver o leite, mesmo o industrializado, já pasteurizado. Espero de 5 a 10 minutos e coloco um copo desse leite no liquidificador com meia lata de leite condensado e bato rapidamente, aí misturo o pote do iogurte natural integral, batendo mais um pouco. Num pirex, misturo o restante do leite fervido com o batido no liquidificador (a temperatura cai pela metade), tampo e cubro com uma toalha e guardo em uma bolsa térmica(isopor ou o forno do fogão). Quando estiver pronto (6 a 8h depois), bato novamente no liquidificador com frutas: morango, banana, mamão, ameixa preta seca, etc. Espero q gostem.

19 07 2009
erika

pode colocar em vez de tang, polpa de fruta q fica mais natural

27 08 2009
Rosario

Tenho uma dica: Depois de fazer o primeiro não precisa mais comprar o iogurt para misturar à segunda receita, é só deixar um pouco do 1° e assim sucessivamente.É bom que já economiza um dinheirinho, ah! e para misturar ao iogurt vc pode colocar também polpa de fruta, are baba!!! fica muito bom!!!!!

25 09 2009
silvana machado

Eu costumo fazer a receita normal
e coloco gelatina em pó com sabores
como morango,framboesa,etc,vai do gosto!

22 10 2009
Geovania

esta receita é otima, mas eu inovei coloquei depois de pronto meia lta da leite condensado e dissolvi um pcte de gelatina qqr sabor em 1/4 de xicara de agua quente, bati tudo no liquidificador ficou um iogurte otimo bem grosso. uma delicia

3 12 2009
Bruno

Ola. Gostaria de saber como adicionar um sabor como por ex. do iogurte de coco. Se passar pedaco de fruta no liquidificador apos o iogurte pronto nao altera a consistencia? Ou deve voltar a geladeira algum tempo. Grato.

25 02 2010
Nana

Eu fiz com leite tipo C, a receita que passou na Globo, com 3 col. de leite em pó
ficou bem consistente,porém babado eu achei, talvez porque não tirei a nata.
Fiz a noite e tava muito calor logo de manha já ficou pronto.
Só não gostei da baba que ficou,eu gosto dele durinho e ficou bem durinho.
Com faço pra tirar a baba.
bjos…

16 03 2010
rigues

Nana, ferva o leite, espere ele esfriar e tire a nata que se forma por cima

18 03 2010
Mauro

Fiz a receita colocando 1 litro de leite C + 1 copinho de iogurte desnatado, em temperatura ambiente mesmo. Deixei ao tempo (acho que a cerca de 26º), por umas 30 h. Ficou gostoso, mas com muito soro na parte de baixo. Como faço para não ter esse soro todo ou separá-lo depois de pronto? Obrigado.

20 08 2010
rigues

Mauro, a receita pede iogurte integral, tente isso na próxima vez

22 03 2010
Juu

Marcelle, provavelmente você não tenha esperado o leite ficar na temperatura certa.
Fazer iogurte é muito fácil, mas como tudo se desenvolve com uma boa experiência e com várias dicas, tenho certeza que da próxima vez ficará ótimo.

Independente se é com Tang, frutas, polpa ou etc. Sempre fica muito bom…

Só nunca coloquei o leite em pó, vou colocar da próxima vez pra ver como fica…

Ahhh e pra quem guardar a isca pra fazer outra vez, basta depois de pronto tirar a mesma medida do copo de iogurte utilizado e guardar na geladeira, sempre que fizerem iogurte façam assim, pois sempre terão em mãos o iogurte natural, para fazer uma segunda vez…

Façam iogurte e deliciem-se, faz bem para a flora intestinal.

2 05 2010
Juliana

Fiz o meu iogurte ontem e ficou uma delícia!!!
Consistência perfeita…
Na hora de tomar adoçei e coloquei granola e ração humana, ficou perfeito!!!!

5 05 2010
tatiana alves soares

amei essa receita, vocês nao imaginam o quanto essas dicas foram importantes pra mim, tenho duas filhas que amam iogurte uma de 10meses e outra de 8anos.Elas vao adorar tambem.

11 05 2010
Cristina

Adorei todas as receitas daqui, e decidi tentar outras misturas com o iogurte feito em casa…
Dai ontem misturei meu iogurte com pimenta, ficou uma delícia!

Aconselho!

17 05 2010
Michele

Olá…
Tenho tolerancia a lactose, é muito dificil achar iogurte sem lactose.
Queria saber se alguem ja fez com leite 90% menos lactose?

Grata
Michele

20 08 2010
rigues

Michele, não vai funcionar. A lactose é o alimento das bactérias que fazem o iogurte. Sem lactose, sem bactérias, sem iogurte.

22 05 2010
Suzana

Fiz o iogurte (à noite) colocando 2 colheres de leite em pó integral, coloquei a vasilha do leite+iogurte numa caixa térmica e depois no dia seguinte obtive um iogurte bem babento. Não me alarmei, e bati no liquidificador com uma quase geléia q fiz com algumas polpas congeladas de morango e açúcar e ficou muito bom!
Agora, fico aqui me perguntando, quem não tem isopor, será q pode usar garrafa térmica p manter o calor?

1 06 2010
DIEGO

oi! eu começei fazer iogurte em casa. Ja estou fazendo a uma semana, e tenho uma duvida
será que se eu deixar o leite fervendo por mais tempo, o iogurte vai ter menos soro depois de pronto??

6 07 2010
Feibi

Oi. Tudo que li aqui indica que pra fazer o leite preciso de leite integral pra um melhor resultado. Mas em casa eu não tomo leite comum, tomo o sem lactose (na caixa diz que tem 90% menos lactose que o comum). Serve também?

20 08 2010
rigues

Feibi, leite sem lactose não vai servir. É exatamente a lactose que é usada como alimento pelas bactérias que fazem o iogurte.

14 07 2010
samuel

Obrigado pela força amigo, é semprebom contar com pessoas como vc!

Leave a Reply

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

